Estar cansado às vezes por causa do trabalho ou da rotina é completamente normal. Quando a indisposição começa a se tornar frequente, o ideal é acender o sinal amarelo e começar rever os hábitos. Entre as principais causas para a falta de energia, está a alimentação desregulada, com uma dieta pobre em vitaminas e nutrientes.

Por outro lado, a alimentação saudável, além de evitar doenças, interfere no pique para executar as tarefas diárias. Afinal de contas, ela é composta por alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, carnes e cereais, que são fontes de vitaminas e nutrientes.

Nesse caso, é importante investir em alimentos que garantam energia e disposição, como por exemplo açaí, água de coco, ginseng, banana, guaraná e tantos outros.

Mas antes de entender um pouco mais como a alimentação saudável influencia, você precisa conhecer quais alimentos são verdadeiros ladrões de energia. A maioria deles é conhecido como não saudáveis. Veja:

  • Carboidratos simples: quando consumidos em excesso, roubam a disposição;
  • Sal: além de aumentar a pressão arterial, o excesso de sal deixa mais cansado;
  • Gordura e frituras: como possuem uma digestão mais lenta, eles fazem com que a circulação se concentre na região abdominal;
  • Doces: apesar do pico de energia inicial, mas com a falta de atividade física a disposição vai embora;
  • Café: embora seja um dos estimulantes mais conhecidos, o café também pode roubar a energia se consumido em excesso;
  • Refrigerantes: essas bebidas têm excesso de açúcares, sódio e corantes, tudo que rouba a energia.

Por que a alimentação saudável é tão importante para a disposição?

A alimentação saudável, composta por frutas, legumes, verduras, carnes e cereais fornece ao organismo vitaminas e minerais que agem conforme a necessidade do corpo.

Como as vitaminas e nutrientes de alimentos naturais são mais fáceis de digerir, o organismo gasta menos energia com a digestão.

Além disso, existem alimentos naturais específicos que auxiliam na energia do indivíduo, fornecendo aquela energia extra.

Já os industrializados, ricos em gorduras ruins, cheios de açúcares e sódio, roubam mais energia pois demoram mais para serem digeridos.

Para facilitar, reunimos os principais alimentos naturais que fornecem energia e disposição ao corpo.

Açaí

Rico em vitaminas, o açaí é um ótimo combustível para quem quer mais energia e disposição. A fruta é rica em gorduras insaturadas e fornece energia necessária para o corpo. Além disso, auxilia o colesterol e no controle da pressão arterial.

Água de coco

Outro alimento que pode ser facilmente encontrado para fornecer mais energia é a água de coco. A bebida é considerada um energético natural e uma ótima fonte de hidratação nos dias mais quentes.

Banana

A banana é rica em potássio, um mineral que, se os níveis estiverem baixos, está relacionado a sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental. Sem contar que a fruta também é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina.

Ginseng

O ginseng possui propriedades que comprovadamente combatem a fadiga crônica, estresse e falta de concentração, ideal para pessoas que vivem indispostas. Quando não absorvida naturalmente, o uso de suplementos, como o Gerovital, que contém a raiz em sua fórmula, é uma alternativa prática para obter os benefícios.

Aveia

A aveia é um ótimo alimento com baixo nível glicêmico que confere energia ao corpo sem levar a picos de liberação de insulina. Sem contar que é fonte de vitaminas do complexo B e ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue.

Chocolate amargo

Além de ser fonte de antioxidantes, possui cafeína, o que ajuda o corpo a ficar em alerta e mais disposto. Com baixo níveis de açúcares, é uma alternativa excelente de doce saudável.

Em resumo, a alimentação saudável é influencia diretamente na disposição. No entanto, nem sempre é possível seguir uma dieta regrada. Por essa razão, o Gerovital é um excelente alternativa para repor os nutrientes e recarregar a energia no dia a dia.

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