Utilizada pela medicina chinesa, o ginseng é uma raiz medicinal que comprovadamente traz uma série de benefícios: reduz o estresse, diminui o cansaço e ainda melhora a qualidade de vida, proporcionando longevidade e disposição no dia a dia.

Leia até o fim e saiba como essa simples raiz pode mudar a sua vida.

O que é ginseng

O ginseng consiste em raízes secas do panax ginseng usado na medicina por milhares de anos na Ásia Oriental. Por décadas, estudos clínicos e pesquisas medicinais evidenciam os benefícios para o corpo e mente. Os chineses acreditam que ele aumenta a longevidade, melhora a saúde geral, o apetite e aumenta a capacidade de memória.

Por ser tão rica em propriedades, o cultivo dessa raiz é complexo e demorado. A semente, por exemplo, demora de 18 a 20 meses para germinar e de 5 a 7 anos para maturar. Não se pode cultivar a planta duas vezes no mesmo solo. Todo esse processo transforma o ginseng em um produto de altíssimo valor – em algumas regiões, as colheitas são alvos de roubos.

Para que serve

Com várias propriedades medicinais, o ginseng serve para melhorar a concentração, reduzir o estresse, diminuir o cansaço físico e mental e até melhorar o desempenho sexual. Além disso, ele é estimulante e auxilia no tratamento de problemas circulatórios.

Como o ginseng é composto por vitaminas B1, B2 e B3, ele age no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e dos aminoácidos. Ele ajuda o organismo a usar essas substâncias com mais eficiência e facilidade. A planta também possui a vitamina B12, essencial para as células vermelhas do sangue e para o desenvolvimento e manutenção dos sistema nervoso.

Outra ação do ginseng é no coração com o seu benefício anti-inflamatório, que previne a aterosclerose – doença que ocorre quando há o acúmulo de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias. Há evidências de que a planta reduz o colesterol.

Turbina a energia

Além dos benefícios citados, o ginseng é conhecido por fornecer de energia ao corpo.

Na maioria das vezes, ele entra na rotina de pessoas que possuem um dia a dia corrido e cheio de tarefas.

Afinal de contas, elas precisam ter disposição para dar conta de tantos compromissos.

Auxilia no sistema imunológico

Outro benefício ressaltada por pessoas que consomem o ginseng é a sua ação no sistema imunológico.

Ele auxilia na defesa natural do organismo, deixando-o mais resistente às infecções, como gripes e resfriados.

Sem contar que a imunidade fortalecida proporciona respostas mais rápidas contra invasores –  ou seja, elimina com mais eficiência vírus e bactérias.

Ajuda na concentração

Em um mundo cada vez mais conectado e repleto de informações, a concentração é bastante importante.

Afinal de contas, a distração desperdiça tempo, aumenta as chances de erro e traz malefícios no relacionamento interpessoal.

E o ginseng possui propriedades que ajudam na concentração e na memória.

Melhora o desempenho sexual

De acordo com a Faculdade de Medicina da Universidade de Yonsei, na Coreia do Sul, o ginseng pode melhorar o desempenho sexual de homens com disfunção erétil.

Cerca de 119 homens com problema de ereção de leve a moderado participaram do estudo.

Eles foram divididos em dois grupos: um recebeu uma dose específica por dia contendo o extrato de ginseng e, o outro, placebo.

Depois de oito semanas, os homens que receberam a dose de extrato de ginseng tiveram uma melhora pequena, mas significativa, no desempenho sexual em comparação aos demais participantes.

Como consumir o ginseng

Existem várias formas de consumir o ginseng para aproveitar todos os seus benefícios. Uma delas é por meio de suplementos em cápsulas, como o Gerovital.

Com uma fórmula exclusiva que contém alta concentração de ginseng, o Gerovital traz todos os benefícios dessa planta tão poderosa:

  • Revigorante físico e mental;
  • Antiestresse;
  • Melhora a capacidade de concentração;
  • Diminui o envelhecimento precoce;
  • Auxilia no sistema imunológico.

Entre tantos benefícios, o suplemento Gerovital não engorda, possui cápsulas de fácil absorção e pode ser consumido por homens e mulheres.

Para o consumo, a recomendação é ingerir 2 cápsulas junto as prinicipais refeições.

Além disso, ele é um polivitamínico, que reúne 16 vitaminas e minerais associados ao ginseng, proporcionando ainda mais benefícios para a saúde.

Contraindicações

O ginseng não pode ser usado por pessoas com problemas cardíacos, mulheres grávidas ou durante a amamentação. A alta dosagem também não é recomendada, afinal pode provocar efeitos colaterais, como diarreia, insônia e aumento da pressão arterial.

Quer conhecer mais sobre o Gerovital? Descubra onde encontrar.

MATÉRIAS RELACIONADAS

[activecampaign form=1]