Esquecer onde colocou a chave do carro, a senha do cartão de crédito e o local que estacionou o carro são pequenos sinais de esquecimento. Apesar de ser situações cotidianas, a falta de memória prejudica a nossa capacidade de lembrar aquela resposta da prova, a aprendizagem e a memorização de episódios importantes da vida.

Por essa razão, é importante incluir na rotina estratégias para melhorar a memória. Além disso, investir em uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e nutrientes que auxiliam a saúde cerebral. Veja neste artigo as principais dicas.

1 – Tenha uma boa noite de sono para melhorar a memória

O sono é um período que a maioria das pessoas negligência. O que elas não sabem é que o sono tem um papel fundamental para a memória.

Quando dormimos menos que o necessário, levantamos cansados ou ficamos sonolentos durante o dia, prejudicando o desempenho do cérebro.

Além disso, o sono é fator relevante quando se trata de concentração e aprendizado. Quando dormimos bem, a atenção aumenta e fica muito mais fácil aprender.

Durante esse período, as memórias do dia são consolidadas, as antigas são reafirmadas e tanto o corpo quanto a mente se preparam para um novo dia.

2 – Realize exercícios mentais

Outra forma de melhorar a memória é estimulando-a. Nesse caso, os exercícios mentais são as melhores ferramentas para você aumentar a sua capacidade mental.

Entre os exercícios, estão:

  • Praticar jogos como caça palavras, dominó, palavras cruzadas e quebra-cabeças.
  • Ler um livro ou assistir um filme e depois contar para alguém.
  • Escovar os dentes com a mão que você não costuma utilizar.
  • Fazer uma lista de compras, mas evitar utilizá-la durante as compras e depois conferir se comprou tudo o que escreveu.
  • Tomar banho de olhos fechados e tentar lembrar onde está cada objeto do local.

3 – Praticar exercícios físicos para melhorar a memória

Não só a mente, mas o corpo precisa se exercitar para que o cérebro funcione bem e consiga reter as informações. Isso porque eles melhoram a função cardiovascular, aumentam o fluxo sanguíneo do cérebro e promovem o crescimento dos neurônios. Uma pesquisa confirmou que pessoas que praticam esportes regularmente têm 38% menos risco de baixa nas funções cognitivas, em relação às sedentárias.

Nesse caso, procure a atividade física que você mais goste e a realize regularmente.

4 – Tenha vida social

A conexão com as outras pessoas são importantes para a qualidade de vida. Portanto, mesmo que você tenha uma prova muito importante para fazer, tire um dia para distrair a mente. Estudos já mostraram que pessoas com relações sociais mais ricas têm desempenho cognitivo melhor do que aquelas de pouca vida social.

5 – Não esqueça da alimentação

Por fim, a alimentação é fundamental para melhorar a memória. Priorizar alimentos que são ricos em vitaminas e nutrientes que estimulam o cérebro é uma boa alternativa para aumentar o desempenho mental. 

Descubra quais são as melhores vitaminas para a mente:

  • Vitamina A;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina C;
  • Vitaminas E e D.

Para obter todas essas vitaminas e melhorar a memória, você deve seguir uma alimentação balanceada e regrada.

No entanto, nem todos, por conta da vida agitada conseguem seguir uma alimentação balanceada e regrada, por isso recorrem a suplementos vitamínicos completos, como Gerovital, que reúne 16 vitaminas e minerais com alta concentração + Ginseng.

Por ter ginseng e vitaminas do complexo B em sua fórmula, o Gerovital melhora a capacidade de memória e ainda é fonte dos principais nutrientes que o organismo precisa. Além disso, o polivitamínico não engorda e pode ser consumido por homens e mulheres.

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