O sistema imunológico possui uma função muito importante: impedir a ação de vírus, fungos e bactérias no organismo. Para isso acontecer, as células imunológicas precisam estar saudáveis, o que nem sempre acontece. Em tempos de pandemia, é importante observar como está a capacidade da defesa natural do organismo.

Por esse motivo, reunimos neste artigo 5 sinais preocupantes de que sua imunidade está baixa. Obviamente, alguns deles podem ser vagos e significar uma infinidade de complicações. Dessa forma, não substituem uma avaliação médica. 

Por que precisamos ter uma boa imunidade?

Desde o nascimento, o sistema imunológico está ativo no organismo, mas só atinge a maturidade a partir dos 12 anos.

Apesar de ser uma resposta natural do organismo, a imunidade precisa ser cotidianamente cuidada, com o auxílio de vitaminas e minerais presentes nos alimentos, a prática de exercícios físicos e bem-estar mental. 

Por outro lado, hábitos ruins, como má alimentação, sedentarismo, abuso de álcool, estresse e uso de alguns medicamentos, baixam a capacidade das células imunológicas.

Mas, afinal, como saber quando a imunidade está baixa?

Confira 5 sinais preocupantes de que a sua imunidade está baixa

Apesar de serem generalistas, estes sinais geralmente aparecem em pessoas que estão com a imunidade baixa.

Cansaço excessivo

O cansaço ou preguiça excessiva pode ser um sinal preocupante de que a sua imunidade está baixa. Na maioria das vezes, fazer coisas simples como trabalhar e caminhar torna-se um grande fardo para o corpo. Além disso, a sensação de sono costuma ser frequente.

Doenças frequentes

Ficar gripado ou resfriado frequentemente pode ser um sinal preocupante de que sua imunidade está baixa. Quando isso acontece, geralmente a recuperação é mais lenta. Sem contar que as infecções, como herpes, feridas, abscessos, diarreias, otites, furúnculos e outros tipos costumam aparecer mais vezes ao longo do ano.

Infecção urinária de repetição

De acordo com pesquisas, 30% das mulheres vão apresentar infecção urinária uma vez na vida. No entanto, passar por infecções urinárias com frequência pode ser sinal de que a sua imunidade está baixa, uma vez que o organismo não está conseguindo eliminar a bactéria.

Queda de cabelo

Outro sinal que indica imunidade baixa é a queda de cabelo. Segundo dermatologistas, a média de queda varia de 50 a 100 fios por dia. Quando passa disso e você percebe que tufos de cabelo estão caindo pela casa, é importante investigar a causa.

Demora na cicatrização

A imunidade está baixa quando, na maioria das vezes, feridas demoram a cicatrizar. Afinal de contas, o processo de cicatrização depende de células imunológicas saudáveis. Portanto, se o sistema imunológico estiver comprometido, a sua pele terá dificuldade em se regenerar.

Estou com esses sinais. O que fazer para aumentar a imunidade?

Se você apresenta alguns desses sinais listados, o primeiro passo é buscar auxílio médico para aumentar a imunidade. Além disso, existem alguns hábitos que fortalecem o sistema imunológico. Selecionamos as melhores dicas. Confira abaixo:

Durma melhor

De acordo com a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o sono tem um papel importante na imunidade. No estudo, os cientistas descobriram que o risco de ficar resfriado é 4,5 maior em sujeitos que dormem menos que 5 horas por dia. Por isso, tente dormir entre 7 e 8 horas, afinal possui menos risco de ficar doente.

Pratique exercício físico

A prática de exercícios é comprovadamente benéfica para o sistema imunológico. Evitando os excessos, aquela caminhada de 30 minutos faz toda diferença. Nesse caso, escolha a atividade que você mais gosta. Além de ajudar a sua imunidade, evita o sedentarismo e auxilia a saúde mental.

Alimente-se bem (e de verdade)

As vitaminas e minerais são os maiores combustíveis do sistema imunológico. Essas substâncias, presentes em alimentos como frutas, verduras, legumes, carnes e cereais, são responsáveis por auxiliar as funções de defesa do organismo. 

Portanto, opte por alimentos naturais, como alho, cebola, frutas cítricas, castanha-do-pará, gengibre e outros que fortalecem a imunidade.

Suplemente, se necessário

Nem sempre é possível absorver as vitaminas e minerais suficientes que o corpo precisa. Por essa razão, a suplementação vitamínica é uma alternativa prática para repor e evitar uma deficiência vitamínica, que também é uma das causas da imunidade baixa.

O ideal é optar por polivitamínicos completos, como o Gerovital, que reúne 16 vitaminas e minerais + ginseng. Isso porque ele beneficia várias funções do organismo ao mesmo tempo, entre eles o sistema imunológico.

Entre os nutrientes presentes no Gerovital, estão Vitamina A, B6, B12, C, D e ginseng, que, segundo estudos científicos, fortalecem o sistema imunológico. 

Que tal aumentar a imunidade com Gerovital? Encontre um na farmácia mais próxima de você.

MATÉRIAS RELACIONADAS

[activecampaign form=1]

Gerovital

Selecione a quantidade:
  • AUXILIA NO SISTEMA IMUNOLÓGICO
  • REVIGORANTE FÍSICO E MENTAL
  • MELHORA A CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO
  • NÃO ENGORDA

Gerovital

Selecione a quantidade:
  • AUXILIA NO SISTEMA IMUNOLÓGICO
  • REVIGORANTE FÍSICO E MENTAL
  • MELHORA A CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO
  • NÃO ENGORDA
Compre já