De tarefas de trabalho à organização do dia a dia, a concentração é uma habilidade necessária para a vida. A maioria das pessoas inclusive reclama da falta de foco, principalmente no ambiente profissional.

E, infelizmente, a dificuldade de concentração gera diversas consequências na vida social e profissional, como procrastinação, estresse, ansiedade e improdutividade.

A boa notícia é que essa habilidade pode ser desenvolvida, como qualquer outra, por meio de hábitos que aumentam a concentração. São hábitos simples, práticos e que qualquer pessoa pode implementar em sua vida.

Os desafios do foco e concentração

Com o acesso às redes sociais e excesso de informação, os desafios do foco e concentração são muito maiores que há alguns anos.

As ofertas de estímulos momentâneos têm mais espaço na rotina da atual geração, fazendo o cérebro se distrair com mais frequência.

De acordo com especialistas em produtividade, a cada interrupção o cérebro demora 23 minutos para voltar à tarefa original.

Por outro lado, reduzir o acesso às redes sociais pode não ser a única solução para a falta de foco. Existem outros fatores que afetam diretamente a habilidade de se concentrar.

Por isso, reunimos 4 dicas para aumentar o foco e a concentração.

Qualidade do sono

O sono é um dos períodos mais importantes para o corpo. Ele é restaurador, promove o fortalecimento do sistema imunológico e também influencia na concentração.

Infelizmente, a maioria das pessoas não tem uma boa qualidade de sono. Associações internacionais inclusive alertam que a insônia é uma epidemia global.

Não por acaso, a falta de foco é tão frequente entre as pessoas que não têm bons hábitos noturnos. Isso porque quem dorme mal tem mais chance de sentir-se cansado, procrastinar tarefas e priorizar atividades que não gastem muita energia, como as redes sociais.

Dessa forma, investir na qualidade de sono é um dos segredos para aumentar a concentração. Recomenda-se dormir de 7 a 9 horas por noite. Além disso, o sono deve ser contínuo (sem interrupções) e profundo para que seja restaurador.

Meditação

Outra prática que custa alguns minutos ao dia para aumentar o foco e a concentração é a meditação.

Apesar de ser ligada à alguns rituais budistas, o hábito de se concentrar na própria respiração possui benefícios comprovados pela ciência, entre eles o aumento de foco.

Quanto mais a mente é agitada, mais a meditação é necessária. Isso porque a prática de meditar desacelera a mente e desenvolve a habilidade de concentração, focando apenas na respiração.

Diferente do que a maioria pessoas pensam, não é necessário sentar com as pernas cruzadas para meditar. É possível ser feita sentado e até caminhando.

Para quem nunca meditou, um minuto é suficiente. Ao longo dos dias, esse tempo pode aumentado conforme a adaptação a esse novo hábito que aumenta a concentração.

Ambiente limpo e organizado

O ambiente limpo e organizado ajuda muito a aumentar o foco e a concentração.

Afinal de contas, o cérebro tende a se espelhar no ambiente externo e, caso ele esteja bagunçado, terá mais chances dele se distrair.

Dessa forma, o melhor modo de reduzir a dificuldade de concentração é sempre deixar a mesa de trabalho sempre organizada antes de iniciar qualquer tarefa.

Suplementação

A suplementação com polivitamínico também auxilia no  aumento a concentração e o foco. Em sua fórmula, o suplemento reúne as principais vitaminas e nutrientes.

No entanto, os benefícios ficam ainda mais expressivos quando o suplemento une em sua fórmula vitaminas com alta concentração de ginseng, como é o caso do Gerovital.

Utilizada pela medicina oriental há milhares de ano, o ginseng estimula a capacidade cognitiva, a memória e os níveis de concentração.

Essa planta é reconhecida mundialmente por ser revigorante e melhorar a capacidade de concentração.

Por essa razão, tomar suplemento com alta concentração de ginseng, como o Gerovital, também é uma alternativa prática e benéfica para a saúde mental.

Sem contar que o suplemento Gerovital não engorda, auxilia o sistema imunológico e ajuda a diminuir o envelhecimento precoce.

Resumidamente, a concentração é uma habilidade que todos podem desenvolver por meio de hábitos, como ter boas noites de sono, meditar, manter os ambientes organizados e até tomar suplementos com alta concentração de ginseng.

MATÉRIAS RELACIONADAS

[activecampaign form=1]