A saúde mental é um tema amplamente discutido nos últimos anos. Não por acaso, os casos de estresse, ansiedade e depressão dispararam em meio à pandemia, segundo uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, o Brasil é considerado o país mais ansioso e estressado da América Latina. O que muita gente não sabe é que a ausência de certas vitaminas pode favorecer essas condições.

As causas do estresse, ansiedade e depressão são diversas. Apesar de serem condições diferentes, as razões para elas desencadearem são bem semelhantes, como constante tensão, sensação de que algo ruim vai acontecer, preocupação exagerada em comparação com a realidade, problemas para dormir, entre outras. Como mencionado, por sua vez, a deficiência de vitaminas também são associadas ao maior risco à saúde mental.

Por que a deficiência de vitaminas é ruim para o cérebro?

Para o corpo funcionar corretamente, ele precisa de vitaminas e minerais. O mesmo vale para o cérebro. Alguns nutrientes são necessários para a formação de neurotransmissores que estimulam o humor, enquanto outros fornecem energia para células cerebrais ou as protegem de danos. Por essa razão, é importante manter os níveis adequados.

Então, quais vitaminas deixam a saúde mental em dia?

A inclusão de vitaminas na rotina é um caminho saudável na prevenção de doenças como estresse, ansiedade e depressão. Afinal de contas, privar o cérebro de determinados nutrientes por muito tempo é provável que um indivíduo comece a experimentar problemas neurológicos e emocionais. Veja, então, quais vitaminas incluir na rotina:

Vitaminas do complexo B

Formado por 8 vitaminas, o complexo B possui propriedades que são chamadas de “anti-estresse”: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina) e B9 (folato).

Elas são essenciais para a regulação do metabolismo de neurotransmissores como a serotonina – químico cerebral responsável por deixar a pessoa feliz, relaxada e confiante. Esse hormônio também desempenha um papel importante no sono e no desejo sexual.

É possível encontrar as vitaminas do complexo B em muitos vegetais, como espinafre, brócolis, nabos, cenoura e beterraba. A única exceção é a B12, que pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como peixe, carne, leite e ovos.

Vitamina D

Outra vitamina que ajuda a manter a saúde mental em dia é a D. Conhecida como “vitamina do sol” e tendo um papel importante na absorção do cálcio, o nutriente tem sido associado ao menor risco de desenvolver depressão.

De acordo com estudos, a falta de vitamina D aumenta o risco de depressão em 75% em pessoas com mais de 50 anos. Outras doenças mentais também são relacionadas à ausência dessa vitamina no organismo.

Por essa razão, é importante manter os níveis adequados no organismo. Além de garantir ossos mais fortes e saudáveis, terá uma saúde mental em dia.

É possível encontrar vitamina D em alimentos como óleo de fígado de bacalhau, bife de fígado, gema de ovo, atum, sardinha e salmão. No entanto, o corpo absorve o nutriente principalmente através da exposição solar.

Como inserir as duas vitaminas na rotina?

A alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos devem estar presentes na vida de qualquer pessoa. Afinal de contas, essa combinação garante mais longevidade e menor risco de doenças. 

No entanto, devido à correria do dia a dia nem sempre é possível seguir uma dieta estritamente saudável. Para não deixar de absorver as vitaminas e nutrientes necessários, como as do complexo B e D, a suplementação vitamínica com Gerovital é uma alternativa.

O polivitamínico Gerovital possui em sua fórmula as vitaminas do complexo B e D, essenciais para a saúde mental. Além delas, mais 7 vitaminas e minerais estão presentes a fim de suprir as carências nutricionais.

Com a presença dessas vitaminas e minerais mais ginseng, o Gerovital garante:

  • Mais disposição;
  • Capacidade de lidar com situações de estresse (anti-estresse);
  • Envelhecimento saudável;
  • Melhora na capacidade de foco e concentração.

Para incluir na rotina, basta consumir 2 cápsulas em gel por dia durante uma refeição. A boa notícia é que o Gerovital não engorda e pode ser consumido por homens e mulheres.

Saiba onde encontrar.

MATÉRIAS RELACIONADAS

[activecampaign form=1]

Gerovital

Selecione a quantidade:
  • AUXILIA NO SISTEMA IMUNOLÓGICO
  • REVIGORANTE FÍSICO E MENTAL
  • MELHORA A CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO
  • NÃO ENGORDA

Gerovital

Selecione a quantidade:
  • AUXILIA NO SISTEMA IMUNOLÓGICO
  • REVIGORANTE FÍSICO E MENTAL
  • MELHORA A CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO
  • NÃO ENGORDA
Compre já